SOBRE O PROJETO


- O PROJETO -

O projeto ARTE E IDENTIDADE CULTURAL - Oficina e Mostra Itinerante de Artes Visuais  tem como base a realização de oficina de iniciação ao desenho e pintura, para adolescentes e jovens do município de Tuparetama, município do Sertão pernambucano, região do Alto Pajeú.

Como resultado da oficina será realizada uma Mostra com os trabalhos produzidos pelo(a)s aluno(a)s, em espaços públicos e livre acesso. 

Com as atividades do projeto pretende-se:
  • Desenvolver o potencial artístico através da interação entre artes visuais e tradições e manifestações culturais da região do Pajeú.
  • Realizar experiências artísticas apoiadas no diálogo com as manifestações culturais locais (poesia, música, tradições orais, artes manuais e artesanato) 
  • Ampliar as oportunidades de expressão e relações (culturais, econômicas, educacionais...) de forma crítica e criativa. 
Serão selecionados para auxiliar o oficineiro, com pagamento pelo serviço, jovens artistas que participaram e se destacaram em oficinas de artes realizadas anteriormente no município.

- QUEM PODE PARTICIPAR -

São critérios para inscrição e seleção do(a)s participantes: 
  1. Ter idade entre 14 e 28 anos;
  2. Estar matriculado na rede pública escolar e frequentando regularmente as aulas; 
  3. Interesse pessoal no curso; 
  4. Gostar de artes - desenho e pintura; 
  5. Ter habilidade em desenho. 
- TURMAS E DURAÇÃO - 

O projeto será desenvolvido com turma única dividida em 2 grupos de até 10 adolescentes e jovens, na faixa etária dos 14 aos 28 anos. Terá prioridade o(a) jovem em situação de vulnerabilidade social e/ou de famílias de baixa renda.

O projeto terá duração de 4 meses, com realização de atividades duas vezes por semana. Serão realizados no decorrer do projeto 02 Encontros-aulas com mestres populares e artistas plásticos do município ou da região.

As oficinas de artes serão realizadas em espaços públicos da cidade, adequados para as atividades, como a Biblioteca Pública Municipal, o Centro de Convivência da 3ª Idade e o auditório do CEMIL- Centro Espírita Missionários da Luz. 

 [  ] 


A realização deste projeto só é possível graças a seleção no Edital Microprojetos Rio São Francisco / Funarte/ MinC/Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...